As 70 Semanas de Daniel

AS 70 SEMANAS DE DANIEL

Como entender o cumprimento da profecia das setenta semanas de Daniel?
O fato inicia com a oração intercessória de Daniel diante da iniquidade reinante entre o povo de Israel. Daniel reconheceu o pecado, confessou e pediu perdão. O texto completo pode ser lido em Dn.9:1-27.

Este é um trecho da oração de Daniel:

Dn.9: 18 Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos e ouve; abre os teus olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.

Deus atende a oração de Daniel e lhe manda uma mensagem através de seu anjo Gabriel.

Dn.9:24 - Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Daniel estava preocupado com a iniquidade em Israel e o anjo lhe diz que em setenta semanas toda essa iniquidade deixaria de existir, e no final das setenta semanas Jesus seria ungido para ser o Rei em Israel (e para ungir o santíssimo).

Agora observe. Daniel recebeu esta profecia aproximadamente no ano 540 antes de Cristo. No nosso calendário, setenta semanas correspondem a cerca de um ano e meio. Com toda certeza essa profecia não se cumpriu em um ano e meio, portanto as semanas mencionadas são semanas proféticas e precisamos saber quanto tempo representa uma semana profética.

A resposta é encontrada em vários textos: Num.14:34; Eze.4:6; Lev. 25: 8;

Lev. 25: 8 Também contarás sete semanas (sábados) de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos serão quarenta e nove anos

Basta este último texto para entender que setenta semanas correspondem a quatrocentos e noventa anos.

Mesmo assim todos estes anos não chegam até o nascimento de Jesus. Desta forma precisamos agora descobrir quando se inicia a contagem destas setenta semanas, que com certeza não começa a contar da data da profecia de Daniel.

A resposta está no texto de Dn.9:25

Dan. 9: 25 - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, (Messias) o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.

Isto significa que a contagem inicia com a ordem que foi dada para reconstruir Jerusalém e seus muros que foram destruídos pelos babilônicos. Esta ordem foi dada para Neemias alguns anos adiante. A partir dessa data, até a vinda de Jesus se passariam 69 semanas (7+62) = 483 anos.

NEE. 2:5 - E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique NEE. 2:8 - Como também uma carta para Asafe, guarda do jardim do rei, para que me de madeira para cobrir as portas do paço da casa, e para o muro da cidade, a para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.

Resumindo até aqui: Desde o momento em que Neemias foi autorizado a reconstruir Jerusalém, até a vinda de Jesus, se passariam 69 semanas, ou 483 anos. O último fato a se cumprir com base na palavra do anjo, seria a consagração de Jesus como Rei de Israel. Houve um momento em que os discípulos levaram Jesus montado em jumento até Jerusalém para que ele fosse aclamado Rei.

Lc.19: 37 Quando já ia chegando à descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinha visto, 38 dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.

Mas o povo de Israel não recebeu Jesus como Rei, e ao invés de colocá-lo no trono, o colocaram na cruz.

João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Essa rejeição trouxe conseqüências. Veja o seguinte texto:

Atos 13:46 - Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios;

Está bem claro o fato de que o evangelho veio com primazia para Israel, mas como Jesus foi rejeitado, o evangelho passou a ser anunciado para os gentios. Exatamente por este fato, é que surgiu a Igreja de Cristo, ou a Noiva de Cristo, que está sendo preparada até hoje.

IMPORTANTE: como o evangelho, que era primazia para Israel, passou para os gentios, a contagem das 70 semanas, que se refere ao povo de Israel (veja o inicio com a oração de Daniel, é Israel quem está em questão), foi interrompida até a saída da igreja deste mundo. Seria como que o relógio do tempo das 70 semanas parasse na 69ª semana.

Rom.11:25 - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

Este histórico, exatamente como foi aqui explicado, pode ser conferido com as parábolas de Jesus em Lc.14:15-24 e em Mt.22:1-14.
Voltando ao texto de Daniel vemos que depois das 69 semanas o ungido, ou seja, Jesus, sai de cena deixando sua igreja sendo preparada.

Dan. 9:26-27 - 26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações. 27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.

Jesus morreu, ressuscitou e voltou ao céu. Deixou sua igreja sendo preparada, e quando se completar o tempo, que o apóstolo Paulo chamou de plenitude dos gentios, a igreja será levada à presença de Jesus, será o arrebatamento.

Quando isto acontecer, a contagem das 70 semanas, que foi interrompida para a formação da igreja, reinicia a partir da 69ª semana entrando finalmente na 70ª. Seria como se o relógio do tempo da contagem das 70 semanas reiniciasse na 69ª semana

Veja que no texto acima de Dn.9:26-27, na seqüência entra em cena o anticristo que vai atuar como imperador na Terra por uma semana, ou seja, sete anos. Estes sete anos de tribulação será a 70ª semana da profecia de Daniel.

Após a 70ª semana, ou seja, os sete anos de tribulação, Jesus volta e estabelece o seu reinado milenar, completando desta forma, a profecia das setenta semanas.

Dn.9:24 - Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, 1 - para fazer cessar a transgressão, 2 - para dar fim aos pecados, 3 - e para expiar a iniqüidade, 4 - e trazer a justiça eterna,5 - e selar a visão 6 - e a profecia, 7 - e para ungir o santíssimo.

Ora Vem Senhor Jesus 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE JOÃO E OS SINÓTICOS NÃO VIRAM

A ARCA DA ALIANÇA

BATISMO COM O ESPIRITO SANTO E COM FOGO...