SEITAS E HERESIAS

                                               



1. DOUTRINAS E COSTUMES


Objetivo_ Dar a definição exata de doutrina e mostrar a diferença entre a mesma e costume.

1 Co 3.11  ''porque  ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual e Jesus Cristo


    Nem sempre são idéias falsas quando se afirmam sem verdades da Bíblia, mas não são doutrinas básicas da Palavra de DEUS, São apenas idéias de particular interpretação de cada religião, e servem somente para a religião que criou e regulamentou tais práticas e costumes para seus membros. São pesados fardos na vida dos fiéis.

   Nenhuma prática ou costume ditados para a vida particular do crente, e controlado por leis e regulamentos da igreja, irá ajuda-lo a entrar no céu; nem mesmo o ajudara crescer espiritualmente. A vida ida espiritual do crente, passa a ser sob medida das imposições legalistas de seu líderes.Cristo não ensinou assim. Ele deixou a motivação da graça e da fé, dentro da liberdade controlada pelo Espírito Santo.

  

O QUE É DOUTRINA?

   São os princípios ou verdades que servem de base e orientação para uma religião, organização política ou filosófica, é que formam o seu corpo de doutrinas.

   Em outras palavras, no Cristianismo legítimo, doutrinas é o corpo de princípios ou verdades eternas, reveladas no próprio ministério de Cristo, balizadores do caminho da redenção para o ser humano separado de Deus pelo pecado.

   Vamos dar alguns exemplos da confusão de algumas religiões sobre doutrinas, costumes e tradições, antes de entrarmos na área mais perigosa, que é a falsificação ou distorção das doutrinas bíblicas. Algumas igrejas cristã verdadeiras, proíbem as mulheres de cortar o cabelo, e devem usar vestidos bem longos, com mangas compridas e golas fechadas. São proibidas de usar calça compridas, também, mesmo moderadamente, para melhorar a aparência, qualquer espécie de maquiagem, joias ou enfeites, enfim estão sempre sob pressão dos seus dirigentes. Curiosamente, as pressões pesam muito mais para as mulheres do que pra os homens, e aí que vejo o exagero de muita coisa, ''doutrinam'' uma área e esquecem da outra.


AS MULHERES,O VÉU E O CABELO


   Existem religiões que obrigam as mulheres a usar cabelos compridos soltos; outras cabelos com tranças.outras insistem que e melhor enrolar o cabelo num coque na nuca n alto da cabeça, mas alguns dirigentes acham melhor colocar o coque na nuca. Umas poucas seitas exigem que o véu cubra a cabeça e o rosto até a altura dos olhos. Embora as mulheres cristãs estivessem valorizadas por Cristo, e no plano da graça com os mesmos direitos do home, em Cristo, Paulo as aconselhava a não quebrarem a tradição do uso do véu ou do cabelo  comprido, para não escandalizar as pessoas que poderiam se converter.


DOUTRINA E COSTUME


   Doutrina é um ensino da Bíblia, normativo, sistemático, terminante, e final,

 

*Como regra de Fé em Deus

*Como prática de vida cristã.


  O termo doutrina vem do latin docere =  ''Ensinar'', donde docente ,dócil,, doutor, doutrina, etc...

  A doutrina Bíblica é a base como já falamos  fundamental em que a igreja de DEUS deve apoiar - se (At.2.42; 4.42)

  Algumas referências do termo ''doutrina'', no original: Mt 7.28; 28.20; At 2.42; 13.12 1 Tm 4.6,13


Costume, usos, práticos, ritos, hábitos, tradições e porte


Porte Cristão é uma forma de expressão do caráter cristão, através do testemunho, do comportamento, da compostura e da postura do crente, confirmando ou comprometendo a doutrina do Senhor. a ética cristã, e a moral evangélica.

A doutrina bíblica é divina, santa, imutável e universal

Os costumes podem ser bons, duvidosos e maus;

O porte abrange em resumo: a compostura da pessoa, usos, práticas, indumentárias, vestuário, adornos, ornamentos, adereços, atavios, enfeites, cosméticos, joias, divertimentos, passatempos, relacionamentos pessoais, atitudes, procedimentos, festas, testemunho e conduta do crente, etc...

   Veja abaixo a diferença de um e outro

Lucas 2.42 > ''costume''

          4.16 > ''costume''

        22.39 > ''costume''


Atos dos Apóstolos

        28.17 > ''ritos''


1 Coríntios

         8.7 > ''costume''

       11.2 > ''preceitos''

     11.16 > ''costume''


1 Tesalonicensses

      2.15 > ''tradição''

      3.6 > ''tradição''


Hebreus

     13.5 > ''costume''


A sã doutrina ensinada, crida, amada e obedecida por uma igreja local é a garantia da sua ortodoxia, da sua perenidade, e de ter e praticar bons costumes, bons hábitos, bons usos, boas práticas. Embora aja uma grande exigências de certos dirigentes mas existe uma finalidade para cada regra sabendo usa la isso pode ser bom caso contrário pode se tornar mau.veja as muitas finalidades do vestuário no ser humano. No caso do cristão, uma dessas finalidades  quanto a fé é dar testemunho de Cristo e sua salvação.veja abaixo:


2 Reis 1.7,8 ''Qual era o traje do homem de DEUS  (...) 7'' ( v.7 )

2 Crônicas 9 3-6  ''o assentar; o estar, os vestidos, e a sua subida'' (v. 4)

Lucas 8.26 - 39

v.27 _ O endemoniado antes de ser liberto

v.,35 - O endemoniado depois de liberto


GERADORES DE INFLUENCIADORES DE COSTUMES ( BONS E MAUS)


   A doutrina bíblica, ministrada na unção do Espírito Santo, e vivida pelo crente. Ela gera santos e bons costumes no crente e na congregação. 1 Co 11.16. Etnias, com suas tradições, cultura, folclore, religiosidade. Crendice popular. Individualismo excentricista, estrangeirismo, fanatismo inclusive religioso, ignorância obscurantismo, fatores climáticos, como calor intenso, frio gélido, fatores econômicos, fatores político-religioso, meio ambiente mundano, decadente, degenerado, pecaminoso, ímpio, em volta do crente, más companhias, más amizades, tudo isso pode ser bom ou ruim , causar boas coisas ou más coisas.


Em meio a muitas confusões de erros entre doutrina, costume e tradições devemos ficar com a Bíblia estudando meditando e aprendendo D'ela o que podemos e não podemos fazer .eu disse que seria apenas um perfil das Seitas e heresias. então espero que você saiba diferenciar a partir daqui o que e doutrina e costume mas se não souber usar esses dois ítens na igreja , podemos fazer a maior confusão nos tornando uma seita o que seria muito ruim para os dias de hoje.

   Onde a cada dia se cresce esse numero novos surgimentos, que fazem para si doutores segundo suas vontades, comas falsas doutrinas e que vão de encontro coma as verdades bíblica ( Jd.4) e escarnecem de adues ( Jd 17,18), Estamos falando das seitas, que  na verdade e um conjunto de indivíduos ou sistema da doutrina herética que diverge da doutrina confessional, da opinião geral. O termo seitas é oriundo de ''HAIRESIS', cujo significado é: facção, partido, escolha, seleção, preferência, etc..

Sua origem 

    O inimigo de nossas almas usa a doutrina filosófica como bandeira para encobrir seus objetivos, porque elas se opõe ás Escrituras e dão lugar á origem das seitas que são misto de filosofia, política, misticismo, educação, supertição, adivinhações, necromâncias, hidromância,meditação transcendental , ioga, magia, hipnotismo,  levitação, parapsicologia e uma porcentagem mínima de Cristianismo para confundir os incautos, mas tudo tem um fundo espírita. II Pe 2.1; At 20.29; II Co 11.4 Gl 1.8.

  QUE VENHAMOS TOMAR CUIDADO COM  O ANDAR SORRATEIRO DO INIMIGO O CAMPO DE BATALHA, ESTEJAMOS, POIS, TODOS VIGILANTES.














































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE JOÃO E OS SINÓTICOS NÃO VIRAM

A ARCA DA ALIANÇA

BATISMO COM O ESPIRITO SANTO E COM FOGO...