DISPENSAÇÃO PATRIARCAL

 A QUARTA DISPENSAÇÃO, Gn 12.1-Êx 18 27.

ALIANÇA ABRAÃMICA

Começa aqui a História da Redenção. Dela surge uma ideia vaga pelo tempo, Gn 3.15. Agora, 1963 anos após a criação e a queda do homem, ou seja 427 anos após o Dilúvio, num mundo que desenfreadamente aderiu-se a idolatria e a maldade. Foi aí que houve por objetivo a recuperação e a redenção do gênero humano.

A duração desta Dispensação foi de 430 anos, considerada a 

Dispensação da Promessa, que terminou quando Israel tão facilmente aceitou a Lei, Êx 19.8. A Graça tinha oferecido um Libertador (Moisés), um sacrifício para o culpado, e, por divino poder, libertado Israel da escravidão, Êx 19.17, mas no final trocaram a Graça pela Lei.

Separação Para Deus.

Agora Abraão volta do Egito e vira o rosto para a Terra Prometida. 

Sua vida de peregrinação é caracterizada por Três Coisas: a Tenda; o Altar 

e o Poço. Nada lemos sobre altar no Egito.

As riquezas que Abraão e Ló acumularam no Egito, foram a causa de contenda e separação, porém Abraão tinha uma confiança em seu Deus. Por isso, deixou que Ló escolhesse primeiro para onde iria. A confiança na proteção Divina faz. com que o homem fique desprovido de qualquer dúvida.

Em Gn 14, é mencionado pela primeira vez. o termo Reis. Dois reis encontram- se com Abraão em sua volta vitoriosa: o de Sodoma e Melquisedeque (Tudo que sabemos que está neste capítulo, no (Salmos 110 e Hb 5,6 e 7). Ele é também o primeiro Sacerdote mencionado na Bíblia: 

um Sacerdote Real e por isso uma figura do Senhor Jesus Cristo. Também aqui pela primeira vez, lemos sobre “O Deus Altíssimo”.

Depois da divina bênção, pronunciada por Melquisedeque, vem a tentação material por parte do rei de Sodoma.

Há um ditado, que diz: “Cada homem tem seu preço”, porém um homem como Abraão não pode ser comprado por um rei mundano, como este de Sodoma.

E na volta de Abraão da matança dos reis que a misteriosa figura de 

Melquisedeque aparece. Ele vem ter com Abraão, traz-lhe pão, vinho e o abençoa; Abraão dá-lhe o dízimo de tudo.

Tanto se fala deste incidente no NT, que devemos estudá-lo.

Vamos notar os seguintes pontos, como seguem:

1) Por ser ele o Primeiro Sacerdote mencionado na Bíblia, tem sido 

escolhido pelo Espírito Santo como tipo de Cristo, um Sacerdote maior.

2) Ele era Rei e também Sacerdote. Rei de Salém (da paz) e seu nome significa “Rei da Justiça” Cl 6.12,13; Hb 7.2;

3) Assim, no Salmos 110.4 está escrito de Cristo: “Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”;

4) Não há alguma menção de seu pai ou de sua mãe, do seu nascimento ou 

morte; por isso é tomado em Hb 7.3, como um tipo de Cristo: O Sacerdote Eterno.

Para estudar o assunto mais detalhadamente, é preciso ler com cuidado Hb 5.7.

Promessa de uma Posteridade

Em Gn 15.6 , pela primeira vez, a Fé é mencionada, e lemos “E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça”; Rm 4.3; Tg 2.23.Abraão nasceu quando seu pai Terá tinha 26 anos, Gn 11.25. Abraão 

tinha 75 anos quando foi convidado por Deus a deixar sua parentela e partir ara uma terra desconhecida (Canaã). Contava com 80 anos quando encontrou-se com Melquisedeque e foi abençoado por ele. Tinha 86 anos 

quando nasceu Ismael, fruto de uma fragilidade em sua vida. Persuadido 

pela esposa, lança mão de outro meio, sugerido pela sua desconfiança 

quanto a conseguir as promessas de Deus. Toma a serva egípcia de sua 

mulher e por ela tem seu filho Ismael. Depois desse incidente sua fé foi provada mais 13 anos.

Em Gn 17, seu nome foi mudado.

Um quadro interessante foi as três vezes que Deus apareceu a 

Abraão:

1a) Apareceu o Senhor a Abraão, e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera '\ Gn 12.7;

2a) “Quando atingiu Abraão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe 

o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso: anda na minha presença e sê perfeito”, Gn 17.1,

3a) “Apareceu o Senhor a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele 

estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia”, Gn 18.1.

Abraão tinha 90 anos quando Sodoma foi destruída. Contava com 

100 anos quando nasceu Isaque e tinha 137 anos quando Sara morreu. Em 

seguida, casou-se com Quetura, com quem teve seis filhos; morre com 175 anos de idade.

Em Gn 18, deparamos com o aparecimento de três visitantes 

celestiais que falaram com Abraão com aparência de seres humanos: "três 

varões e dos três um era o Senhor", Gn 18.1-3; Mc 16.5; Jo 5.13. Um 

acontecimento interessante é quando dois anjos seguem para Sodoma, e 

Abraão começa a fazer sua célebre intercessão ao terceiro. Esta é a primeira 

grande oração intercessória registrada na Bíblia.

Verificamos como a oração de um justo pode mudar os rumos das coisas:

1) A base da oração é dupla: Primeiro, o reconhecimento de Deus e da 

liberdade que tinha para falar com Ele. Segundo, o concerto de Deus, Gn 

17.19. Abraão tinha sido chamado por Deus a fim de interessar-se por Ele e 

seus propósitos, referentes ao mundo, e por isso sente liberdade em falar-

lhe.

2) Características da oração de Abraão:

Discriminação, Gn 18.24,25, entre os justos e os ímpios, e o interesse 

pelos dois grupos;

Confiança na justiça de Deus, Gn 18.23,25; na Graça de Deus, Gn 18.24, 

e no Poder de Deus, Gn 18.25; Precisão, Gn 18.28-32. Lembremo-nos que petições em termos gerais não 

terão respostas precisas;

Importunidade. Seis vezes Abraão pede que Sodoma seja poupada e cada 

vez reforça seu pedido;

Humildade, Gn 19.27. Ele jamais se esquece de que fala com Deus;

3) O êxito da oração de Abraão. Não obteve tudo o que desejava, mas 

alcançou tudo o que Sodoma tomou possível, (leia Jr 5. l.)

Salvação de Ló e a Destruição de Sodoma

Notamos que os varões, em Gn 18.2, são anjos. Em Gn 19.1, Ló parece ser 

tão hospitaleiro quanto Abraão.

Veja algumas considerações sobre o nosso amigo Ló:

a) Parece ser o tipo do “meio-crente”. convencido mas não convertido:

b) Uma pessoa costuma ser contenciosa;

c) Resultado: uma inutilidade ou uma catástrofe. SODOMA: figura o 

mundo e sua sensualidade;

EGITO: simboliza o mundo e sua comunidade (Êx 16.3);

BABILÔNIA: simboliza o mundo e sua grandeza (Js 7.21).

A história de Ló ensina que embora o cristão mundano possa 

conseguir para si a salvação, pode contudo perder a família, filhos e filhas, 

pois, criados no meio da devassidão, podem ser corrompidos. A mulher que 

olha saudosa para a vaidade do mundo, em pouco tempo não poderá mais 

trilhar a senda da salvação. “A não observância da Palavra de Deus pode 

ser funesta para a nossa vida espiritual”.

Isaque nasce - Ismael é despedido

Afinal, nasce Isaque, depois de muitos anos de fé alternada com 

incredulidade da parte de seus pais, Abraão e Sara. Em Gálatas 4, o 

apóstolo encontra um sentido simbólico em cada um dos dois filhos. Na 

alegoria que Paulo percebe na história de ambos, Hagar representa o monte 

Sinai e tudo que a lei pode produzir, enquanto que Isaque é o fruto da fé, e 

mostra o que Deus faz para o crente.

Vemos que Ismael, o filho “nascido segundo a carne” Gl 4.29,

persegue o filho da promessa, e é despedido, porque não pode herdar com 

este. Os que são das obras da Lei, Gl 3.10, não herdarão as promessas 

dadas a Abraão, mas sim aqueles que têm fé em Cristo, Gl 3.12-14. Uma 

religião carnal é sempre inimiga da religião espiritual.

O altar sobre o monte

Este incidente é talvez o mais misterioso e sublime na história de 

Abraão. Somente após longos anos de preparo espiritual poderia Deus 

submetê-lo a tal provação de sua fé, com a certeza de que havia de sair 

triunfante. Era sem dúvida um experiência penosa à vista do mundo cruel. 

Mas o resultado final havia de ser um notável engrandecimento da vida 

espiritual de Abraão, e o conhecimento, mediante a sua própria experiência, 

de verdades bem importantes.

Notemos, os seguintes pontos:

1°) Certeza da Palavra Divina. Para agirmos em algum sentido contrário ao 

sentimento natural, ao procedimento comum, aquilo que nossas convicções 

e as dos vizinhos aprovam, precisamos ter uma palavra de Deus mui 

positiva, que não admita dúvidas;

2°) Falta de Explicação. O mandado divino não trouxe consigo um 

“porquê”;contudo, havia um raio de luz nas palavras "a quem amas", 

revelando que Deus não estava esquecido da forte afeição natural de 

Abraão para com Isaque;

3°) A Completa Confiança de Abraão. Isto nos faz pensar nas palavras de 

Jó:

“Ainda que me mate, nele esperarei”, Jó 13.15. A explicação dada em Hb 

11.18, é que Abraão “considerou que Deus era poderoso para até dos 

mortos o ressuscitar (a Isaque)”;

4°) O Conhecimento de Deus. Fruto de longos anos de experiência da 

divina proteção e bondade, progrediu até que, afinal, Abraão podia 

obedecer a Deus cegamente;

5°) A Submissão de Isaque a Vontade do Pai. Um belo tipo da obediência 

de Cristo até a morte;

6°) A Palavra Profética De Abraão. Disse Abraão: “Deus proverá para si o 

cordeiro”. Também havia um sentido profético no nome que Abraão deu 

ao lugar: Jeová-Jireh: "O Senhor proverá". Em Jo 8.56, permite pensar 

que ele tinha alguma vaga previsão do "Cordeiro de Deus, que tira o 

pecado do mundo";

7°) A Lição da Substituição. O carneiro “travado pelas suas pontas num 

mato”, e veio a ser o substituto do moço; e quantos seres humanos desde o 

tempo de que Isaque têm dado graças a Deus por Ele ter “fornecido um 

substituto”

8°) A maneira maravilhosa como Deus operou em Abraão, uma 

semelhança a si mesmo. Num dia futuro Deus havia de ceder seu Filho, em 

sacrifício pelo pecado, Mas então não haveria outro cordeiro para tomar o 

lugar dele: “Nem mesmo A obediência de Abraão era agradável aos olhos de Deus; por isso o 

mandamento foi dado. “A morte de Isaque não teria sido agradável a Deus, 

visto que o ato da matança foi impedido”. No Monte do Senhor se 

Proverá.

Os três significados dos nomes desta História

Abraão lembrou-se de que já era tempo de o filho contrair 

matrimônio. Ele marcou duas condições: a noiva havia de ser da mesma 

parentela, e Isaque não havia de sair da Terra Prometida em procura de 

esposa. Felizmente, Abraão tinha um empregado fiel e competente para 

tratar desse negócio.

Abraão receava que Isaque se casasse com uma moça de Canaã, ou 

voltasse para a terra de onde tinha sido chamado. Ainda hoje, às vezes, os 

pais sabem melhor do que os próprios moços que tipo de casamento será 

bom para seus filhos. Entre os chineses são os pais que escolhem as noivas 

para seus filhos, e parece que todos acham essa maneira mais proveitosa.

Notemos, em relação ao empregado Eliézer, Gn 15.2, os seguintes pontos:

1. Era um homem de idade e pessoa de confiança. É bem possível que 

Abraão não tivesse outro a quem pudesse confiar uma tarefa tão delicada;

2. Era um homem prevenido. Levou consigo tudo o que era necessário para 

o bom êxito de sua missão;

3. Era um homem cauteloso. Pediu um sinal, uma coisa que nem sempre é 

preciso, e que o Deus misericordioso às vezes fornece;

4. Era um homem piedoso. Orou a Deus pelo serviço que havia de fazer;

5. Era um homem eloquente. Quando precisava falar do seu Senhor;

6. Era um homem pontual. E não quis perder tempo, Gn 25.54.

Eliézer é o servo Modelo.

1. Não vai sem ser mandado, Gn 24.2-9;

2. Vai para onde o mandam, Gn 24.4,10;

3. Não se preocupa com outra coisa;

4. Ora e dá graças, Gn 24.12,14,26,27;

5. É sábio para persuadir, Gn 24.17,18,21;

6. Fala, não de si, mas das riquezas do amo, e da herança do filho, Gn 22.34-36; At l.8,7. Apresenta o caso sem equívoco e requer uma decisão positiva, Gn 24.49.

Eliézer enfeita a noiva com as jóias da casa paterna, mesmo antes 

dela iniciar a viagem. O Espírito Santo procura enfeitar a Igreja com as 

lindas regalias da casa do Pai, antes dela ser arrebatada, Gn 24.53.

Isaque saiu a orar (meditar sobre o falecimento de sua mãe no campo), Gn 

24.63; talvez por falta de sossego necessário na tenda, ali mesmo levanta os 

olhos e vê chegando Eliézer vindo de regresso.

Na oração solitária podemos ver coisas maravilhosas.

Vamos agora considerar Rebeca:

1. Era formosa, Gn 24.16;

2. Trabalhadeira, Gn 24.19;

3. Hospitaleira, corajosa, decidida, Gn 24.58,

4. Modesta.Gn 24.65.

Significado dos Nomes:

1. Isaque (hb - riso) representa Cristo.

2. Rebeca (hb - corda com laço) representa a Igreja.

3. Eliézer (hb - meu Deus é auxílio) representa o Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE JOÃO E OS SINÓTICOS NÃO VIRAM

A ARCA DA ALIANÇA

BATISMO COM O ESPIRITO SANTO E COM FOGO...