Dispensação da LEI, ou , MOSAICA

 . A QUINTA DISPENSAÇÃO

ALIANÇA MOSAICA

A Dispensação da Lei teve uma duração de 1.430 anos: do “Êxodo 

do Egito” até a “Crucificação de Cristo”.

Para estudarmos este livro, onde começa a Quinta Dispensação, 

vamos verificar as importantes revelações de Deus, a saber:

1) O “Eu Sou”, na sarça ardente - Um Deus que mantém aliança;

2) As pragas - Um Deus de punição;

3) A Páscoa - Um Deus de redenção;

4) A travessia do Mar Vermelho - Um Deus de poder;

5) A jornada até o Sinai - Um Deus de provisão;

6) A Lei - Um Deus de santidade;

7) Tabernáculo, sacerdote, ofertas - Um Deus de comunhão;

8) A punição devida do bezerro de ouro - Um Deus de disciplina;

9) A Renovação da Aliança - Um Deus de graça;

10) A vinda da glória - Um Deus de glória.

“Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e verdade vieram 

por Jesus Cristo” Jo l. 17.

É bom lembrar que esta Dispensação pode ser chamada de 

Dispensarão dos Israelitas.

Devemos lembrar que o cenário histórico data de 1440 a.C.

aproximadamente. Sabemos que a data do Êxodo foi por volta de 1445 a.C.

Além desta outra data, também é defendida pelos estudiosos do AT, a de 

1290 a.C. O tema do livro: “Redenção e organização de Israel como povo 

da Aliança”.

Em Gn 19.3 começa a Quinta Dispensação, quando a Lei foi 

colocada em ênfase dos princípios de Deus.

Israel chega ao monte Sinai depois de 3 meses de uma longa viagem.

Neste momento. Deus chama-o a um Concerto mais sério, e passa-lhe 

uma nova lição:

1. Mediante ao mandamento aprendeu a Santidade de Deus;

2. Mediante ao seu próprio erro, aprendeu a sua fraqueza pecaminosa;

3. Mediante a provisão do sacerdócio e do sacrifício, aprendeu a Bondade 

de Deus.

Em Gl 3.6-25, aprendemos a relação da Lei para com a Aliança Abraãmica:

1. A Lei não pode anular esta aliança;

2. Foi “acrescentada” para convencer do pecado;

3. Servia de pedagoga até a vinda de Cristo;

4. Era uma disciplina preparatória “até que viesse a semente”. A trajetória 

de Israel no deserto e em Canaã é uma longa história de violação da Lei. A 

prova terminou no julgamento dos cativeiros, mas a Dispensação 

propriamente dita só terminou na Cruz. Podemos considerar:

1) O estado do homem no começo da jornada, Êx 19.1-3;

2) Sua responsabilidade, Êx 19.5,6; Rm 10.5;

3) Seu fracasso, II Rs 17.7-17; At2.22.23,

4) O julgamento, II Rs 17.1-6,20; 25.1-11; Lc 21.20-24.

Notemos neste capítulo o cuidado que Deus tem de desenvolver em 

Israel uma compreensão de sua santidade. No Egito tinham se acostumado 

com as imundas divindades do paganismo, e agora precisam aprender que 

Jeová é um Deus santíssimo e temível.

A Lei foi dada de três maneiras:

1°) Verbalmente, Êx 20.1-17. Isto era lei pura, sem nenhuma provisão de 

sacerdócio ou sacrifício, e foi acompanhada das “Ordenanças”, Ex 21.1-

23.13, relativas às relações de hebreus com hebreus; a isto foram 

acrescentadas, Ex 23.14- 49, direções diferentes às três festas anuais, Êx 

23.30-33, e inscrições sobre a conquista de Canaã. Estas palavras Moisés 

comunicou ao povo, Êx 24.3-8. Imediatamente, na pessoa dos seus anciões, 

foram admitidos na presença de Deus, ÊX 24.9-11.

2°) Moisés foi então chamado ao monte para receber as tábuas de pedra, Êx 

24.12-18. A história então se divide. Moisés no monte recebe instruções referentes ao Tabernáculo, ao sacerdócio e aos sacrifícios, Êx 25-31. No 

entanto, o povo, Êx 32, chefiado por Aarão, transgride o primeiro 

mandamento. Moisés, voltando, quebra as tábuas escritas pelo dedo de 

Deus, Êx 31.18; 32.16-19.

3°) As segundas tábuas são feitas e a Lei escrita novamente (por Moisés?) 

na presença de Jeová, Êx 34.1,28,29.

Os Dez Mandamentos

A Aliança Mosaica foi dada a Israel com três divisões, cada uma 

ligada às outras, e, conjuntamente, formando a Aliança Mosaica.

Os Dez Mandamentos, expressão da vontade de Deus para seu povo, 

Ex 20.1- 26; Os Juízos, governo da vida social de Israel, Êx21.1 - 24.11; e 

as Ordenanças, governando a vida religiosa de Israel, Êx 24.12 - 31.18. 

Estes três elementos formam a “LEI” como essa palavra se emprega 

no NT, Mt 5.17,18. Os Mandamentos e Ordenanças formam um só sistema 

religioso.

Os mandamentos foram um “Ministério de Condenação” e de “Morte”, 

II Co 3.7-9.

Os Dez Mandamentos são:

1) Não terás outros deuses diante de mim;

2) Não farás para ti imagem de escultura;

3) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;

4) Lembra-te do dia de sábado para o santificar;

5) Honra a teu pai e a tua mãe;

6) Não matarás;

7) Não adulterarás;

8) Não furtarás;

9) Não dirás falso testemunho;

10) Não cobiçarás.

TABERNÁCULO

Passaremos à história do Tabernáculo, considerado a grande 

Tipologia do Plano da Salvação, uma ordenança de Deus a Moisés para 

proteção e orientação do povo de Deus.

Vejamos alguns significados:

1. Tenda provisória onde Deus falava ao seu povo, Êx 33.3-10;

2. Construção portátil em forma de tenda, Êx 25.8,9;

3. Recebeu o nome de habitação, Êx 25.9;

4. Onde estava depositada a tábua da lei;

5. O tabernáculo do testemunho;

6. Denominado casa do Senhor, Êx 34.26;

7. Sua planta foi dada pelo Senhor a Moisés, Êx 25.22.

Verifique Sua Planta:

PERDÃO = Pelo sacrifício do sangue

PURIFICAÇÃO = Pela limpeza

PODER DE DEUS = Pela participação, percepção e oração

PRESENÇA DE DEUS = Pelo Sangue aspergido e Obediência

Nota:

1. O Tabernáculo simboliza: Israel aproximando-se de Deus;

2. Tipificou a obra redentora de Cristo para trazer os pecadores a Deus.

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