Dispensação da LEI, ou , MOSAICA
. A QUINTA DISPENSAÇÃO
ALIANÇA MOSAICA
A Dispensação da Lei teve uma duração de 1.430 anos: do “Êxodo
do Egito” até a “Crucificação de Cristo”.
Para estudarmos este livro, onde começa a Quinta Dispensação,
vamos verificar as importantes revelações de Deus, a saber:
1) O “Eu Sou”, na sarça ardente - Um Deus que mantém aliança;
2) As pragas - Um Deus de punição;
3) A Páscoa - Um Deus de redenção;
4) A travessia do Mar Vermelho - Um Deus de poder;
5) A jornada até o Sinai - Um Deus de provisão;
6) A Lei - Um Deus de santidade;
7) Tabernáculo, sacerdote, ofertas - Um Deus de comunhão;
8) A punição devida do bezerro de ouro - Um Deus de disciplina;
9) A Renovação da Aliança - Um Deus de graça;
10) A vinda da glória - Um Deus de glória.
“Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e verdade vieram
por Jesus Cristo” Jo l. 17.
É bom lembrar que esta Dispensação pode ser chamada de
Dispensarão dos Israelitas.
Devemos lembrar que o cenário histórico data de 1440 a.C.
aproximadamente. Sabemos que a data do Êxodo foi por volta de 1445 a.C.
Além desta outra data, também é defendida pelos estudiosos do AT, a de
1290 a.C. O tema do livro: “Redenção e organização de Israel como povo
da Aliança”.
Em Gn 19.3 começa a Quinta Dispensação, quando a Lei foi
colocada em ênfase dos princípios de Deus.
Israel chega ao monte Sinai depois de 3 meses de uma longa viagem.
Neste momento. Deus chama-o a um Concerto mais sério, e passa-lhe
uma nova lição:
1. Mediante ao mandamento aprendeu a Santidade de Deus;
2. Mediante ao seu próprio erro, aprendeu a sua fraqueza pecaminosa;
3. Mediante a provisão do sacerdócio e do sacrifício, aprendeu a Bondade
de Deus.
Em Gl 3.6-25, aprendemos a relação da Lei para com a Aliança Abraãmica:
1. A Lei não pode anular esta aliança;
2. Foi “acrescentada” para convencer do pecado;
3. Servia de pedagoga até a vinda de Cristo;
4. Era uma disciplina preparatória “até que viesse a semente”. A trajetória
de Israel no deserto e em Canaã é uma longa história de violação da Lei. A
prova terminou no julgamento dos cativeiros, mas a Dispensação
propriamente dita só terminou na Cruz. Podemos considerar:
1) O estado do homem no começo da jornada, Êx 19.1-3;
2) Sua responsabilidade, Êx 19.5,6; Rm 10.5;
3) Seu fracasso, II Rs 17.7-17; At2.22.23,
4) O julgamento, II Rs 17.1-6,20; 25.1-11; Lc 21.20-24.
Notemos neste capítulo o cuidado que Deus tem de desenvolver em
Israel uma compreensão de sua santidade. No Egito tinham se acostumado
com as imundas divindades do paganismo, e agora precisam aprender que
Jeová é um Deus santíssimo e temível.
A Lei foi dada de três maneiras:
1°) Verbalmente, Êx 20.1-17. Isto era lei pura, sem nenhuma provisão de
sacerdócio ou sacrifício, e foi acompanhada das “Ordenanças”, Ex 21.1-
23.13, relativas às relações de hebreus com hebreus; a isto foram
acrescentadas, Ex 23.14- 49, direções diferentes às três festas anuais, Êx
23.30-33, e inscrições sobre a conquista de Canaã. Estas palavras Moisés
comunicou ao povo, Êx 24.3-8. Imediatamente, na pessoa dos seus anciões,
foram admitidos na presença de Deus, ÊX 24.9-11.
2°) Moisés foi então chamado ao monte para receber as tábuas de pedra, Êx
24.12-18. A história então se divide. Moisés no monte recebe instruções referentes ao Tabernáculo, ao sacerdócio e aos sacrifícios, Êx 25-31. No
entanto, o povo, Êx 32, chefiado por Aarão, transgride o primeiro
mandamento. Moisés, voltando, quebra as tábuas escritas pelo dedo de
Deus, Êx 31.18; 32.16-19.
3°) As segundas tábuas são feitas e a Lei escrita novamente (por Moisés?)
na presença de Jeová, Êx 34.1,28,29.
Os Dez Mandamentos
A Aliança Mosaica foi dada a Israel com três divisões, cada uma
ligada às outras, e, conjuntamente, formando a Aliança Mosaica.
Os Dez Mandamentos, expressão da vontade de Deus para seu povo,
Ex 20.1- 26; Os Juízos, governo da vida social de Israel, Êx21.1 - 24.11; e
as Ordenanças, governando a vida religiosa de Israel, Êx 24.12 - 31.18.
Estes três elementos formam a “LEI” como essa palavra se emprega
no NT, Mt 5.17,18. Os Mandamentos e Ordenanças formam um só sistema
religioso.
Os mandamentos foram um “Ministério de Condenação” e de “Morte”,
II Co 3.7-9.
Os Dez Mandamentos são:
1) Não terás outros deuses diante de mim;
2) Não farás para ti imagem de escultura;
3) Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
4) Lembra-te do dia de sábado para o santificar;
5) Honra a teu pai e a tua mãe;
6) Não matarás;
7) Não adulterarás;
8) Não furtarás;
9) Não dirás falso testemunho;
10) Não cobiçarás.
TABERNÁCULO
Passaremos à história do Tabernáculo, considerado a grande
Tipologia do Plano da Salvação, uma ordenança de Deus a Moisés para
proteção e orientação do povo de Deus.
Vejamos alguns significados:
1. Tenda provisória onde Deus falava ao seu povo, Êx 33.3-10;
2. Construção portátil em forma de tenda, Êx 25.8,9;
3. Recebeu o nome de habitação, Êx 25.9;
4. Onde estava depositada a tábua da lei;
5. O tabernáculo do testemunho;
6. Denominado casa do Senhor, Êx 34.26;
7. Sua planta foi dada pelo Senhor a Moisés, Êx 25.22.
Verifique Sua Planta:
PERDÃO = Pelo sacrifício do sangue
PURIFICAÇÃO = Pela limpeza
PODER DE DEUS = Pela participação, percepção e oração
PRESENÇA DE DEUS = Pelo Sangue aspergido e Obediência
Nota:
1. O Tabernáculo simboliza: Israel aproximando-se de Deus;
2. Tipificou a obra redentora de Cristo para trazer os pecadores a Deus.
Comentários
Postar um comentário