SUA VIDA VAI MUDAR DEPOIS QUE VOCÊ LER SOBRE ISSO

                                  * OS SEGREDOS DAS ESQUINAS DA VIDA *

Mateus 28.1-6.

Na maior cidade cujo e o maior centro de Adoração do Mundo, a cidade de Jerusalém existe um palco de história muito grande, onde se habitava a Arca da Aliança representando a presença de Deus através dos querubins que havia encima da tampa do Propiciatório, mas Jerusalém esconde na sua fantástica história muitos não sabem é que hoje existe duas Jerusalém,  uma histórica outra moderna, devido as muitas guerras que ali aconteceram, a cada guerra uma destruição, fazia-se outra cidade sobre os escombros e por isso existem lugares que são mais altos do que o piso original da cidade moderna. No entanto a Jerusalém bíblica e tão pequena que não se pode construir casas, e nessa cidade só existe três bairros, bairro Árabe, bairro Judeu e bairro Cristão, no bairro dos Judeus existe a rua chamada Rua excrucis ou rua da crucificação,e nessa rua existe um apedra bem no meio da esquina feita de calcário  onde todos as pessoas colocam a mão nela, acima dela havia um desenho com uma figura de um homem caído com uma cruz nos ombros e escrito  no lado desa gravura, Simão Cirineu,  segundo a tradição Cristã foi nessa esquina que Jesus caiu com a cruz, e nessa pedra onde ele se apoiou para se levantar de novo.

As ruas dessa cidade são estreitas e curtas, e não existe avenidas e nem alamedas, apenas duas esquinas existe lá na cidade de Jerusalém bíblica, uma que sobe e outra que desce, mas porque o nome de Simão Cirineu estava gravado naquela pedra, pois, poucas são as informações sobre ele, e uma delas esta no seu nome, pois Cirineu não é o sobre nome dele, e sim uma indicação de onde ele era, um lugar chamado Cirene esse codnome e dado para aqueles que nascem no extremo norte do continente Africano, abaixo do País chamado Egito. Logo esse Cirineu era africano, por sua vez nesse lugar nos tempos de jesus não existia evangelho na África, estes eram politeístas, onde adoravam outros deuses e objetos,e até mesmo consultava demônios, e o que estava fazendo ali um homem que supostamente fosse pagão, no fatídico 14 de Abril  do ano 34 da Era Cristã em plena Festa chamada Páscoa, onde somente Judeus poderiam participar, de quem realmente conhecia o Deus dos judeus. É o que esse Simão Cirineu estava fazendo ali.

A resposta que nos dá clareza está no seu nome ''Simão'', veja um pagão com nome de crente, o nome Simão e nome de um dos filhos do Patriarca Jacó, a difícil missão aqui e de saber como pode isso acontecer, mas para isso devemos voltar 1000 anos antes dele nascer. As terras onde ele nasceu não se chamava Cirene e sim um reino poderoso chamado Sabá, nesse reino existia uma Rainha que se interessou conhecer um Rei  lá em Jerusalém por nome de Salomão. A rainha de Sabá fez uma peregrinação até a cidade de Jerusalém só pra conhecer esse rei e sua sabedoria. E chegando lá elá fica sem espírito com todo o que havia visto e ouvido.

Antes de ir de volta para seu Reinado Salomão e a rainha tiveram um um relacionamento e desse  da Rainha nasce um estirpe da genealogia de Davi, e esse filho gerou uma estirpe da raiz de Davi, isso quer dizer que em Sabá 1000 anos depois, e hoje nem Cirene e nem Sabá, mas uma nação que se chama Etiópia .

Com essas provas podemos dizer que Simão Cirineu não era pagão, e nem idólatra e nem consultava demônios e sim um Judeu da linhagem de Davi, e o fato de ele estar em Jerusalém simplesmente, foi participar da maior convocação religiosa da história bíblica a Páscoa. Milhares de pessoas de várias partes do planeta migravam para a cidade Santa para participar da festa da Pascoa, todos judeus iam ali só pra ver o sacrifício do cordeiro pascal ser imolado encima do altar de incenso.

Essa cerimônia era maravilhosa feita dentro do Templo, onde  somente os homens poderiam adentrar no templo e as mulheres não, nesse templo havia algumas arestas e era de lá que as mulheres viam o cordeiro ser imolado. A esquina que dá para o Gôlgota são apenas duas, a primeira é a que Simão vai estar. Os homens vinha para aquele templo, para aquele átrio e havia somente uma porta de entrada, nesse templo não havia portas laterais e atrás do altar havia uma cortina, que não era o o Santo dos Santos era onde ficava o Sumo Sacerdote, e aqueles homens não podiam entrar de qualquer maneira nesse Átrio, só podiam entrar se tivessem vestidos com uma túnica branca de linho fino (Justiça), na porta ficava um assistente do Sacerdote vendo os homens entrar e se alguém tentasse entrar com a veste suja,manchada,  borrada suja de lama ele era impedido de entrar para ver o sacrifício

Quando todos já estão no templo o Sumo Sacerdote sai detrás da cortina com o cordeiro na mão depois de mergulhar sete vezes na água pra ver se não havia defeito, ele coloca sua mão esquerda na espinha dorsal e coloca o cordeiro debaixo de seu braço e começa a bater com o pé esquerdo  no chão sufocando o cordeiro que estava com o pescoço debaixo de seu braço para ver se ele vai berrar porque ovelha de verdade e muda apenas lágrimas no olho, pois, se isso acontecer não é ovelha era bode, ele ta provando o animal para ver se ele estava preparado após esse ritual ele coloca o cordeiro encima do holocausto e com uma lâmina ele corta a jugular o cordeiro desmaia e o sangue esguicha , o sacerdote pega as patas traseiras que quer dizer ( Juízo ) levanta e começa a da esquerda para a direita fazer um círculo sete vezes, círculo porque é o sinal da eternidade. Agora já com todo o sangue no chão o sacerdote apanha uma esponja chamada de hissopo (Sl 51.7), ele pega essa esponja e sabendo que não pode tocar mais no sangue senão ele profana, e nem no cordeiro ele comprime a esponja e mergulha ela no sangue, quando ele solta a esponja se enxarca com o sangue. Após fazer isso ele deve pegar uma madeira e fazer com que a esponja fique segura madeira, sem tocar no sangue, e levantar a esponja  e o ritual diz que o sangue tem que escorrer na madeira ate na mão de quem esta fazendo o sacrifício.

Entendemos então pela qual forma Jesus deveria ser pendurado na madeira, para que se cumprisse as Escrituras. Quando ele levanta a esponja a multidão está toda parada com suas vestes brancas, viajaram de longe para ver aquilo, então ele pega a esponja e começa a lançar sobre aqueles homens que ali estavam, então uma gotinha daquele sangue e que recebia acreditava que Deus estava purificando os pecados, porque o sangue do cordeiro purifica os pecados.

Simão Cirineu viajou 1600 km só pra receber uma gotinha daquele sangue, quando ele chega , ele entra pela porta do campo, a mesma porta de Damasco que esta ao lado do Gôlgota com várias pessoas junto a ele, e quando ele chega na porta da cidade ele abre a mala e coloca sua vestes brancas, ele sabia do cuidado redobrado para que não sujasse suas vestes, e quando olhava para o alto via o templo e sabia do percurso a ser seguido. E quando Simão parte em direção ao Templo para a celebração, e nem sabia que a vida dele ia mudar na próxima esquina e ele não sabe, quando ele dobra a esquina pra subir, ele se depara com uma multidão descendo na contramão, gritando, talvez falando palavrões, e ele não entende nada, porque aquele dia era dia de festa, ele já estava ali e se assustou pois ele viu 6 lanças dos soldados da guarda pretoriana de um lado e 6 lanças do outro, e no meio daquela bagunça ele percebe uma madeira que subia e descia ele não entendia o que era aquilo, e não sabe o que fazer então ele para naquela esquina perto daquela pedra.

Ali ele tem duas opções, ou ele  retrocede ou ele espera a multidão passar, e sem saber o que esta acontecendo ele espera, quando aquela turba chega perto dele e que ele percebe o que esta acontecendo, é um cumprimento de uma pena capital, um homem esta preste a ser executado, na frente vai o responsável por executa-lo, um guarda romano, ele percebe que o guarda tem uma corda amarrada no seu braço, no meio da multidão ele não vê o condenado mas vê que o guarda esta dando trancos, arrastando o condenado pela corda, quando chega perto é que ele vê o condenado, trazendo a sentença amarrado no pescoço, escrito em três línguas, Latin, Grego e Hebraico.

A placa de madeira e para as pessoas olhares e vê a sentença pela qual estava sendo condenado, assassino , roubador, estuprador, escrita por quem decretou a pena capital. Mas na placa de JESUS estava escrito Yeshua at Nazareh  MelherYehudin, que quer dizer Jesus de Nazaré Reis dos judeus. Alguns cuspiam, batiam lhe jogava pedras, e o seu sangue escorrendo pelas pernas até ao chão, ele vai deixando pegadas de sangue, e aqueles que estavam ali doentes de enfermidades eram sarados pelas suas pisaduras fomos sarados, quando Simão vê aquela cena ele fica chocado, e com medo porque alguém poderá sujar as suas vestes e impedir de ele adentrar ante o templo para o qual estava indo.

Naquele momento Jesus cai justamente aos pés de Simão com a cruz e tudo, imagina o soldado da execução puxando ele sufocando com os puxões da corda, qual foi a reação de Simão, quem sabe ele não disse tomara que alguém o ajude, e sem saber que a sua vida estava preste a mudar, então um soldado diz a ele que o ajudasse, talvez naquele momento ele tenha dito não posso  vou parar minha vida  por causa de um condenado não posso,e mesmo sem querer ele foi obrigado a ajuda-lo, então ele se abaixa junto ao condenado e Jesus coloca sua mão na pedra e a outra no ombro de Simão e os dois se levantam e continuam a caminhada .

Talvez muitos não sabem o quer dizer a mão no ombro de Simão, o povo hebreu tem uma sina genética de existência, e em toda sua existência o diabo quis acabar com esse povo, o Faraó, os romanos Adolf Hitler muitos anticristos, mas o que faz esse povo existir é uma estratégia familiar e espiritual que Deus deu para o povo. Que estratégia seria essa eternizar o nome do clã da estirpe da descendência, como se eterniza o nome de uma pessoa no judaísmo, quando o filho primogênito nasce ele é separado de todos os irmãos para uma missão eternizar o nome da Família.

Quando esse menino completa 5 anos ele é colocado numa escola rabínica, ele vai estudar a Bíblia a palavra de Deus até os quatorze, com 14 anos ele vai fazer uma cerimônia chamada ''Filho do Mandamento'', quando ele completa 14 anos ele estudou os 5 primeiros livros da Torá, Gênesis, Êxodo, Levítico Números E Deuteronômio, então ele vai passar pelo crivo, na prova, para ver se vai prestar para ser o Mestre. No dia da prova ele é levado para o Templo e lá tem 70 doutores da Lei, eles colocam o menino no meio e pergunta versículo por versículo, se o menino errar uma vírgula ele é reprovado, não serve pra eternizar o nome da família, se o menino erra uma vírgula um doutor saia entre os 70 lhe apertava a mão e dizia que ele não servia para eternizar o nome da família, e diz ainda só lhe restou três coisas, trabalhar, constituir família e servir  a Deus.

Jesus foi levado pra esse teste com dois anos de antecedência 12 anos, ele com doze anos já estava preparado, levaram Jesus para o Templo mas seus pais não estavam nem ai tanto é que perderam Ele só deram falta dois dias depois, e quando voltaram ele estava no meio dos doutores recitando os cinco livros da Torá e ainda mais os livros Poético, os Salmos, os Profetas , e muitos perguntavam de onde vem tanta sabedoria onde foi que você estudou, mal sabiam eles que quem falava com eles era o próprio verbo a palavra encarnada que habitou entre nós. quando José e Maria volta eles percebem que Jesus esta entre os doutores e e muitos deles querendo colocar a mão no ombros de Jesus. Então com 14 Jesus é aprovado para ser Mestre, e estuda dos quatorze aos 30 e se forma Rabino, lembra a reprova e a aperto de mão, mas a aprovação e a mão no ombro e eles dizem o que Elias diz para Eliseu ; Segue-me !

Quando Jesus se forma a primeira coisa que Ele faz, vai em busca de Pedro que tinha sido reprovado, porque estava pescando, mas Jesus coloca  mão no ombro e diz te disseram que não mas eu te digo sim, ninguém te quis mas eu te quero, segue-me e te farei pescadores de almas. E Jesus pega um por um daqueles que receberam não .

Simão após ajudar à Jesus levar a cruz até um ponto ele o deixa ir e em um determinado momento Simão lembra de que estava atrasado para a Celebração da Páscoa lá no Templo, ele não tem um relógio, então ele olha para o sol e vê que o sacrifício já aconteceu, pior do que isso quando ele olha para a sua vestimenta ele vê ela toda ensanguentada impossibilitado de entrar, então ele diz perdi a viagem, e nem sabia que aquele sangue, era o sangue do verdadeiro cordeiro de Deus, ele colocou sua roupa de linho fino e disse vou lá pra receber apenas uma gotinha nas minhas vestes e levar a benção para minha casa, mas quando olha para suas vestes e vê que tudo estava perdido, o que resta pra Simão tirar suas vestes colocar na mala 

O que resta pra Simão,  voltar pra casa, então ele retira as vestes sujas de sangue com a mão ensanguentada  no ombro coloca na mala e volta pra sua casa, a família dele e de judeus, elá na casa dele a família esta esperando pra celebrar aquela vitória, lá na sua casa uma expectativa para a chegada, para ele contar as experiências, depois ele abria  a mala e mostrava as vestes coma gotinha de sangue, só que quando Simão chega se assenta ele começa a contar uma história diferente. 

A Bíblia diz que Simão tem dois filhos, um e era Alexandre o outro Rufo,  Rufo era o primogênito e o primogênito é aquele que estuda pra poder ser aprovado com a mão no ombro, então eles pedem para ele contar como foi, e ele começa dizendo , que estava acontecendo uma execução e Rufo lá escultando toda conversa, e Simão dizendo , interessante eles batiam naquele homem, esbofetavam , lhe cuspiam e ele não abria a boca pra dizer nada, e Rufo pergunta mudo? Simão sim ! Rufo consulta  o livro do profeta Isaías onde diz que ele foi levado ao matadouro como ovelha muda, mas não abriu a sua boca....(Is 53.7 b), e Simão continua é mais as pessoas que lhe batiam, e xingavam de repente  caiam dizendo que estavam curados depois que pisaram no sangue dEle, ai Rufo torna consultar e encontra... pelas suas pisaduras fomos sarados ( Is 53. 5 b), Rufo agora pergunta o que mais pai, e ele disse ai e que esta Ele caiu e quando caiu fui obrigado a ajuda-lo e Ele me abraçou e colocou a mão no meu ombro, Rufo perguntou no ombro pai, sim meu filho no ombro, e alguns diziam que Ele era o Mestre e que era um Rabino e colocou a mão no meu ombro, então Rufo perguntou onde esta a veste ? e quando ele mostrou a veste  para Rufo ele diz ; Pai era Ele de quem tanto os profetas falavam, esse sangue que esta nas sua vestes era o sangue do verdadeiro Cordeiro de Deus meu pai.
Trinta anos depois Paulo vai escrever a carta Magna aos Romanos, e vai saudar todos os missionários do mundo capítulo (16.13), lá esta escrito: Saudai a Rufo, eleito, e sua mãe e minha , ou seja a Igreja em Jerusalém.

A Bíblia existe muitas coisas que somente com um estudo minucioso para poder mos detectar com clareza nelas descritas.

DEUS VOS ABENÇOE SEMPRE!

Comentários

  1. Muito bom! São histórias do cristianismo e das tradições judaicas, histórias como essa se aprender nos escritos e livros em Israel berço do cristianismo. Aqui no Brasil somos muito limitados em aprofundamento arqueológico e escritos da história bíblica e judaica. Abç a todos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela colocação dessa mensagem para que pessoas que leiam e seja abençoadas e que o Espírito Santo faça a obra .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE JOÃO E OS SINÓTICOS NÃO VIRAM

A ARCA DA ALIANÇA

BATISMO COM O ESPIRITO SANTO E COM FOGO...