DESAFIO DE UMA VIDA DE SOLTEIRA

                                 FICAR SOLTEIRO

 1 Coríntios 7


   Joane, uma mulher atraente de mais ou menos uns trinta anos, sentou-se diante de um Psicólogo em lágrimas de frustração e desapontamento corriam por sua face.

  - Certamente Deus não pode esperar que eu passe a vida toda sozinha, soluçou ela: Depois de alguns momentos, já refeita, desculpou-se do acontecimento diante do Psicólogo.

   Após ler esse comentário fiz uma análise de quantas pessoas entram em salas  de aconselhamentos onde muitas vezes são pessoas solteiras para desabafar as frustrações, à medida que expõe as várias razões para aquilo que muitos consideram ser o problema do celibato. Muitas delas aprenderam desde a meninice que a verdadeira satisfação  e realização podem somente ser encontradas através do casamento.Pressões externas têm sido exercidas por pais bem intencionados, amigos e parentes, quase sempre acompanhadas de comentários insensíveis, jocosos e maldosos. Isso tem conduzido a sentimentos de insegurança, preocupação, auto-piedade, vergonha, frustração, fracasso e comlexo de rejeição. O objetivo da vida restringiu-se à busca de um  companheiro e, com a possibilidade do casamento se resignação ao terrível fato de aceitar a segunda melhor opção que Deus tem para a vida. É bastante difícil para os solteiros enfrentar isso e eles acabam procurando ajuda na sala de aconselhamento.

   Entretanto a Bíblia apresenta uma teologia com relação ao celibato que difere radicamente daquilo que o mindo projeta. Jesus, em Mateus 19:9-12 e Paulo em 1Coríntios 7, fazem refer4ência ao celibato como uma situação aceitável, honrada e normal para a vida. Deus está interessado em homem e mulheres, primeiramente pelo que são no seu interior. Não por serem pessoas casadas ou solteiras mas simplismente por serem indivíduos completos. Ele trabalha com  cada um de nós, qualquer que seja nossa idade ou status, no sentido de nos levar a descobrir a verdadeira identidade e inteireza, as quais só podem ser encontradas nELE.


TUDO CERTO EM SER SOLTEIRO

   Para entender o celibato  devemos voltar ao Gênesis. Alguns pensam que as pessoas são como sapatos, vêm sempre aos pares. Isso está errado. Quando Deus criou o homem, criou um indivíduo. Adão foi criado. E sua primeira atitude foi relacionar-se com Deus, Este foi o propósito de Deus para Ele. En Gênesis 2:18, vemos que Deus disse: ''...não é bom que o homem viva só (solteiro)...'' .Precisamos fazer diferença entre estar só e ficar solteiro; pessoas solteiras podem ter muitas amizades e portanto não estar sozinhas. Assim, apesarde Deus ter dito que não seria bom que o homem estivesse só e que idealmente pretendia que cada ser humano tivesse um companheiro, não quis dizer que o celibato é uma anormalidade. Quando vimos ao mundo, todos somos solteiros e portanto este é um estado natural para cada homem e mulher. Até mesmo aqueles que são casados já foram solteiros uma vez, embora em muitas ocasiões se esqueçam disso. Crescemos como  indivíduos solteiros, mas não estamos sós, pois pertencemos ás nossas famílias. Esta é a razão pela qual a família é tão importante, pois qualquer que seja o papel que vamos desempenhar na vida, nossas atitudes e ações são em grande parte determinadas pelo que ocorre nos relacionamos com os outros depende de como aprendemos a nos relacionar no contexto da família. É apenas quando atingimos a adolescência e nos perecbeos das presões com relação ao casamento, que começamos a nos sentir solteiros. Passmos, então, a nos tornar independentes de nossa família, tanto emocionamente como física e psicologicamente e nos encanhamos para uma vocação ou carreira escolhida. 


O MITO DO CASAMENTO

   A pressão com relação ao casamento é bem real, pois é premissa básica da familia, amigos e sociedade, que todos vão- se casar.

  Para  muitos o casamento se tornou um símbolo de status, algo como um grau universitário e quando não o alcançamos, presume- se que esta faltando alguma coisa em nossa vida. A classe média tem grande parte na projeção desta idéia, juntamente com a imagem ''holiudiana'' do casamento romântico e idélico. Todo jovem      é levada a acreditar, através de quase todos os anúncios publicitários, que o objetivo da vida é conseguir um cônjuge e consegui-lo rapidamente. Ter um namorada (a) é parte indispensável da vida. Todo jovem é levado a crer - a menos que tenha uma linda (o) jovem ao seu lado - não possui nenhum valor ou charme  e é menos ue um home ou virse - versa. Com essa tremenda pressão passamos a aceitar que a verdadeira felicidade só pode ser alcançada por meio do casamento e a tendência é de nos projetarmos continuamente em direção a essa idéia.

   Desta maneira, ficar solteiro torna-se algo embaraçoso, que deve ser evitado e desprezado como se fosse uma praga, mas vejamos se as estatísticas querem dizer alguma coisa, a vida de casado não é a resposta para os problemas da vida. Se o casamento preenche todos os anseios do coração humano, por que um, em cada três casamentos, fracassa?? É irreal pensar-se que a vida de casado traz autoamticamente a realização para todas as necessidades básicas do ser humano. Não estou de maneira nenhuma tentando denigrir o casamento; claramente foi ordenado e é uma benção de Deus e abençoado por Ele. Graças a Ele pelos muitos casamentos felizes que existem! Porém a Bíblia não estabelece o princípio de que a prioridade mais importante na vida seja o csamanto. A procedência de Deus é que devemo-nos tornar indivíduos completos nEle (Colossenses 2.10). Se permitirmos que Ele nos faça completos, então estaremos realizados, seja qual for o estado - solteiros ou casados - em que estivermos.


DESAFIO DA VIDA DE SOLTEIROS

   A pergunta crucial que devemos encarar é esta; estaria a pessoa solteira relegada, na economia de Deus, a uma vida de frustração, insatisfação, falsa esperança, confusão e solidão ou é impossível ao (à) solteira (a) encontrar satisfação, significado e alegria na vida?Se acreditarmos que apenasno casamento pode se achada a verdadeira realização e que por alguma razão Deus nos privou disso, então a vida de solteiro tornar-se-á um fardo insuportável. Mas se concordarmos com o desafio de que como solteiro podemos ser completos e realizados, tendo vidas significativas,  estaremos aptos a progredir nos propósitos que Deus estabeleceupara nós. Isto significa trabalgar com afinco no assunto, reconhecer suams implicações e fazer um esforço.

   Veja a vida de mendigos por que você acha que eles não saem da situação em que eles estão, simplismente por que na verdade eles poderiam se tratar, mas devido a falsa crença de que isso faz parte do destino na vida não lutam e nem se quer fazem forças para mudar essa situação, todos os dias aquelas pessoas se  sentam nas ruas com feridas expostas, numa visão terrível, unicamente porque julgam ser aquele o seu destino, onde na verdade não é , isso depende de uma procedência da sua parte  ficar como quer ou sair sa situação em que está. Se as pessoas não tiver cuidado, pode encarar assim o estado de solteiro, conformando com a sorte ao invés de reconhecer que isso pode ser um desafio na direção do crescimento, desenvolvimento e maturidade. Se olharmos a situação como um desafio, a busca dos propósitos de Deus será o alvo de nossas vidas e não a procura de um (a) para a vida.

   Levante a cabeça e busque o que há de melhor para você... Deus te abençõe.


UM DIAMANTE É APENAS UM PEDAÇO DE CARVÃO QUE LIDOU COM O ESTRESSE EXCEPCIONALMENTE BEM !!!!


Comentários

  1. obrigado por comentar no meu blog estarei sim vendo sua postagem no seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler o conteúdo do seu blog primo...tem muita coisa aqui que eu não sabia e aprendi muito rsrs Deus o abençoe sempre rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE JOÃO E OS SINÓTICOS NÃO VIRAM

A ARCA DA ALIANÇA

BATISMO COM O ESPIRITO SANTO E COM FOGO...